Colaboração em sociedades

SBE

SBE – Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente invasiva.

A Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva tem como Missão melhorar a qualidade de vida das mulheres com endometriose, por meio da conscientização da sociedade como um todo, disseminar o conhecimento científico relacionado à doença, criar e aprofundar a interface com órgãos governamentais como o Ministério da Saúde e outras entidades ligadas à saúde da mulher, direcionar a instituição com base no conhecimento, estudos técnicos científicos e constante investimento em pesquisas, visando ser reconhecida no Brasil e no exterior como um centro de excelência emanador de informações e colaborando, desta forma, com os profissionais da saúde, em especial os médicos ginecologistas especializados ou não em endometriose.

> www.sbendometriose.com.br

 


ISGE

ISGE – Membro do Conselho da The International Society for Gynecologic Endoscopy.

A International Society for Gynecologic Endoscopy foi formada em 1989 por um grupo comprometido de endoscopistas da Europa e América do Norte, que logo foram acompanhados por outros de todo o mundo. Eles reconheceram a necessidade de um grupo científico que se reuniria em intervalos regulares para compartilhar seu conhecimento e experiência em endoscopia ginecológica.

Os Objetivos da sociedade são:

– Para estabelecer um fórum internacional para o intercâmbio de informações e novas idéias entre os endoscopistas ginecológicos. Esta função é fornecida pelas reuniões anuais científicas e pelas contribuições para o Jornal afiliado, uma das principais revistas neste meio.

– Para fornecer liderança e excelência acadêmica imparcial neste campo altamente importante. A qualidade dos encontros científicos e workshops será mantido pelo Comitê Científico.

– Para promover a segurança e competência em endoscopia ginecológica através da educação. Cursos regulares e programas de treinamento são executados em vários países. Seu conteúdo é examinado pelo Comité Científico antes de obter a aprovação da sociedade. A Sociedade não controla, mas mantém uma influência sobre a qualidade e conteúdo de ensino dos cursos que são organizados sob os seus auspícios.

– Para investigar cientificamente e avaliar novas técnicas endoscópicas que podem ser de benefício para as mulheres e informar aos membros da sua utilização e eficácia.

> www.isge.org

 


WERF

WERF – Membro do Conselho da World Endometriosis Reserch Foundation.

O World Endometriosis Research Foundation (WERF) é uma instituição de caridade global que promove a pesquisa em endometriose para melhorar o conhecimento e tratamento(s).

Permite a colaboração global entre pesquisadores para assegurar que:

– Pesquisa colaborativa é realizada entre os centros internacionais;

– Protocolos estritos são reforçados para garantir que a pesquisa é de alta qualidade;

– Conjuntos de dados são compartilhados;

– Resultados animadores levam a investigação;

Metas:

– Um dia em que nenhuma mulher é limitada pela endometriose ou incapaz de ter filhos devido à doença.

– Um dia em que a endometriose pode ser prevenida.

> www.endometriosisfoundation.org

 


IAPE

IAPE – Membro do Núcleo Médico Científico do Instituto de Apoio e Pesquisa à Endometriose.

O Instituto de Apoio e Pesquisa à Endometriose – IAPE – é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – formada por um grupo de leigos e de profissionais da área médica, dispostos a contribuir na divulgação e esclarecimento da Endometriose. O IAPE é uma associação sem fins lucrativos que ajudará pacientes, profissionais da área da saúde e a comunidade em geral.

Fomos constituídos pelo interesse neste tema tão atual, carente de uma atenção especial, e consequentemente pela necessidade de serem realizadas ações concretas que possam atingir tanto as portadoras de Endometriose como diversas pessoas que sejam interessadas pelo tema, estudantes e profissionais da área da saúde para que possam oferecer um diagnóstico preciso e embasado no conhecimento, pesquisa e vivência nesta doença ainda tão pouco conhecida e divulgada.

Nosso foco principal são as mulheres que possuem a doença e que não dispõem de orientação, auxílio e suporte necessários para conviver com esta “inimiga silenciosa”. Por meio de campanhas e diversas ações, buscaremos disseminar informações confiáveis e atualizadas que possibilitem uma maior conscientização e conhecimento desta doença, por toda nossa sociedade.

As ações do IAPE serão sempre voltadas às portadoras de Endometriose e aos profissionais interessados nesse tema, por meio da divulgação dessa doença, da orientação às pacientes, do acesso a pesquisas e materiais publicados.

> www.iape.org.br